Leiria foi uma das cidades que se preocupou em promover o uso de bicicleta como meio de transporte e de lazer, criando assim o projecto da Rede Ciclável para a Cidade, incorporado no Projecto de Mobilidade Sustentável. A primeira via ciclável a ser criada foram as Ciclovias do Rio Lis, com oito percursos diferentes, mas que têm todos em comum passar pelas margens do Rio Lis. Estes percursos podem variar entre 230 metros a 4560 metros. Pode-se optar pelo percurso Isla, S. Romão, Açude, Santo Agostinho, Central Eléctrica, Pontes do Rio Lis, Piscinas ou Foz do Rio Lena.
A outra ciclovia a surgir foi a Ciclovia da Estrada Atlântica, que liga Leiria aos concelhos vizinhos, Marinha Grande e Pombal, que é feita através da Estrada da Costa. Tem quase 12 km's (11.700km), passa pelo Pinhal de Leiria, pela costa, pela Lagoa da Ervedeira e pela Vila do Pedrógão.
Mais recentemente foi construído a Ciclovia de Porto Moniz e a Ciclovia da Avenida 25 de Abril. A primeira atravessa não só espaços académicos, escolares, como também espaços comerciais e tem 1610 metros, já a segunda com 455 metros passando ao longo da Avenida 25 de Abril,e que em conjunto com outros percursos cicláveis, permite assim ir desde a baixa da cidade (centro) até ao Castelo de Leiria, passando até pelo Estádio Municipal de Leiria.